DIA NACIONAL DE COMBATE À DENGUE REFORÇA IMPORTÂNCIA DE ADOTAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Publicado em 19/11/2022

Neste sábado, 19, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue no país. Desde 2010, o penúltimo sábado de novembro marca a data. O principal objetivo é sensibilizar a população para a importância da adoção de medidas para o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti em ambiente doméstico ou comercial.

A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão coincide com o verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos. Por isso, é essencial que os moradores das cidades intensifiquem as medidas de controle vetorial nesta época do ano.

A melhor forma de prevenir a doença é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.