Monte Belo, quarta feira, 27 de Agosto de 2014 Home - Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG Home Mapa do site - Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG Mapa do site RSS - Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG Feed RSS
Monte Belo
Escola Coronel João Evangelista dos Anjos - Prefeitura de Monte Belo MG
SIAT Prefeitura de Monte Belo MG
Dados Monte Belo MG - Prefeitura Municipal VOLTAR

RSS - Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG Assine o Feed RSS da Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG

Noticias Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG 17/08/2013 - E.E. Tancredo de Almeida Neves recebe a escritora Anna Cláudia Ramos

Seções relacionadas: educação

E.E. Tancredo de Almeida Neves recebe a escritora Anna Cláudia Ramos

Uma manhã inesquecível - Dia 14 de agosto de 2013 a  E. E. Pres. Tancredo de Almeida Neves, de Monte Belo, participante da 3ª Semana Cultural Elias José, foi privilegiada com a visita da escritora ANNA CLAUDIA RAMOS, da editora Susanna Florissi e de Lívia (filha do escritor Elias José).

A escritora Anna Claudia Ramos é mestre em ciência da literatura pela UFRJ, escritora e ilustradora. Já fez teatro, foi professora de literatura infantil e juvenil, trabalhou em biblioteca comunitária, na FNLIJ e foi presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Viaja pelo Brasil fazendo palestras e oficinas sobre sua experiência com os livros e seu processo criativo. Já escreveu vários livros, entre eles: Quando tudo acontece de repente, A história de Clarice, Capitão medalhão e Justiceiro Negro, Lendas Urbanas, Tempo mágico, tempo de namoros, História de boca, Era uma vez três velhinhas, A centopeia, Afinal, a gente pode ou a gente não pode e, o mais novo lançamento, A menina e o Golfinho.

A escritora adora escrever para crianças, segundo ela, a criança tem imaginação fértil e não precisa de muita coisa para se transportar para o mundo imaginário, mundo dos sonhos. Sempre traz para suas histórias o mesmo universo mágico das histórias que a encantaram quando criança. Suas histórias levam a criança e o adolescente a imaginar, a sonhar, a descobrir e viajar pelas nuvens.

Foram recepcionadas com uma exposição de trabalhos dos alunos dos 6º ao 9º anos de Língua Portuguesa e dos PROETIs A, B e C (Projeto Educação em Tempo Integral), um trabalho que surgiu dentro da Oficina “Histórias de vida”, tendo como tema gerador “Bilhete argumentado”, cujas atividades foram desenvolvidas em torno da produção, ilustração e leitura do livro “A menina que bordava bilhetes”, da autora Lenice Gomes  com alunos e professores do PROETI e se estendeu por toda a escola. Foi um trabalho muito bom, onde cada professor adaptou a idéia em suas turmas, usou sua criatividade e de lá, surgiram poesias fantásticas. A escritora chegou, ficou emocionada com o que viu, leu poemas, falou informalmente com professores e, em seguida, com todos os alunos e professores na Quadra coberta da escola. Numa simplicidade, que lhe é peculiar, contou sobre sua vida, seus medos e sonhos, sua maneira de escrever e, de maneira muito envolvente e contagiante, contou a história de seu mais novo lançamento, o livro “A menina e o golfinho”, encantando a todos, tirou fotos com alunos, distribuiu autógrafos e através de sua editora Susanna Florissi, que concedou algumas adocicadas “pecinhas” (sugestões) para que professores e alunos encaixem a criatividade e a imaginação em suas aulas e descobriram como nasce um livro.

Esse encontro foi possível através da visita do PROETI C (6º ao 9º) ao Instituto Elias José e da persistência e do trabalho da professora Rosana Bueno, que desenvolveu o Projeto “A menina que escrevia bilhetes a José”, envolvendo seus alunos, trabalhando poemas do escritor Elias José e de lá, de dentro da sala, surgiram coisas fantásticas como: poemas, músicas e teatro.

Para a escola foi uma manhã muito especial, que ficará registrada para sempre em sua memória.

A diretora Lúcia de Fátima Silva aproveita o momento para agradecer ao Instituto Elias José, através de Lívia, essa menina agradável, educada e guerreira que divulga tão bem o trabalho de seu pai, que atendeu os alunos, acolhendo-os com tanto carinho e pela participação da escola na 3ª Semana Cultural Elias José. Em especial, à escritora Anna Cláudia Ramos e a Editora Susanna Florissi, um muito obrigada pela riqueza de cultura dispensada nesse dia tão festivo para educadores e alunos.

Fonte: A Folha Regional - Ed. 1156

Prefeitura Municipal de Monte Belo MG Desenvolvimento de sites | Ramon Marques