Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG
Bem vindo(a) ao site oficial de Monte Belo

Distrito de Juréia

Juréia é um distrito de Minas Gerais, sob a jurisdição de Monte Belo. A principal atividade econômica do Distrito é a produção de queijos, doces e agropecuária. O distrito de Jureia é formado pelos bairros rurais: Mutuca, Tormenta, Minduri, Grama, Muquém, Córrego do Cedro, Córrego da Capoeirinha, Córrego da Onça, Paivas, Mutuqinha e Prata. 

Juréia dispõe de energia elétrica, água encanada, telefones públicos (orelhões) e cerca de 60 famílias possuem telefones em casa , escola de 1º grau incompleto (1ª à 4ª séries), creche funcionando, algumas pequenas casas comerciais, laticínios onde se fabrica queijos e doces.

A vida social do Distrito como dos núcleos rurais gira em torno da Igreja, algumas festas ( peão de boiadeiro, encontro de Folias de Reis, festas juninas, de São Pedro, São Sebastião e a festa do padroeiro Santo Antônio ).

História do Distrito de Juréia

Juréia antes era conhecida por Tuiuti, lá pelos anos de 1938 à 1941, viveu uma época de ouro. O comércio era forte, isto devido à inesquecível “Maria Fumaça”, uma locomotiva movida à lenha, que transportava passageiros e mercadorias, tanto na região de São Paulo como também para Belo Horizonte. O distrito se tornou um importante polo ferroviário do país. Devido ser cortado pelo Rio Muzambo, um importante Rio da região, Juréia também atraia pescadores de todos os cantos. Conta-se que eram pescados dourados de mais de 20 kg, além de curimbatás e outras qualidades de peixe.