ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS EM 2023

Campus Poços de Caldas oferta 385 vagas em 11 cursos

Publicado em 29/09/2022

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com 3.565 vagas abertas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e em cursos superiores. As aulas começam no início de 2023 e todos os cursos são de graça! As oportunidades são para 44 cursos técnicos e 39 superiores, além de uma especialização. No Campus Poços de Caldas são 385 vagas divididas para três cursos técnicos integrados e dois subsequentes, cinco graduações e uma especialização técnica.

ONDE ESTUDAR

O IFSULDEMINAS possui campus em oito cidades da região: Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.

As unidades de Inconfidentes, Machado e Muzambinho possuem moradia estudantil e a seleção das vagas é feita pelo próprio campus, posteriormente.

INSCRIÇÃO

O período de inscrição vai até 11 de novembro. Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40,00. Para a seleção dos cursos técnicos integrados, custará R$ 20,00. Entretanto, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, desde que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital e faça a solicitação ao IFSULDEMINAS. Para todos os cursos subsequentes, não haverá cobrança da taxa de inscrição.

FORMA DE SELEÇÃO

- Cursos de nível técnico integrado: prova presencial - no dia 11/12/22

- Cursos de nível técnico subsequente: análise de histórico escolar

- Cursos de nível superior: o candidato poderá optar entre realizar prova presencial (no dia 11/12) ou usar a nota que obteve no Enem, valendo as edições de 2015 a 2021 (há vagas disponibilizadas pelo SiSU, que serão ofertadas em edital próprio).

AÇÕES AFIRMATIVAS

Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

LINKS ÚTEIS

Para informações gerais sobre o IFSULDEMINAS, acesse: https://portal.ifsuldeminas.edu.br

Sobre esse processo seletivo: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/proen/5430-processo-seletivo-2023-1-semestre