CAMPANHA DE COMBATE AO BARBEIRO

Publicado em 05/07/2023

Ao longo do ano os Agentes de Zoonoses do município percorrem toda área rural no combate às chagas. Os bairros visitados, e em andamento são: Monjolo, Córrego da Onça, Rodrigues e Posses da Serra. O objetivo da campanha, é fazer ou atualizar um mapa da localidade, identificando as novas casas e corrigindo informações sobre as estradas.

Além disso, os agentes realizam a busca ativa pelos Triatomíneos, insetos popularmente conhecidos como "barbeiros". Eles procuram esses insetos em diversas áreas dos imóveis, como galinheiros, chiqueiros, currais, porões, forros das casas e todos os barracões nas propriedades, incluindo casas desabitadas.

Em uma das visitas ao bairro Rodrigues, foram encontrados exemplares dessas espécies em dois imóveis. Esses insetos foram recolhidos e enviados para a Regional de Saúde de Alfenas, onde serão analisados. Caso sejam encontrados insetos contaminados, o setor de zoonoses entra em contato com os moradores das casas onde foram encontrados e solicita um exame de sangue para eles. Além disso, é feita a aplicação de inseticida em todos os anexos da propriedade, com o objetivo de eliminar os insetos e evitar que reapareçam.

Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre como identificar o barbeiro e como capturá-lo vivo, caso sejam encontrados. É enfatizado que, caso o morador não tenha certeza se o inseto é realmente um barbeiro, ele deve enviá-lo mesmo assim para que seja feita a confirmação.

Essas ações visam controlar a presença dos Triatomíneos, responsáveis pela transmissão da doença de Chagas, e proteger a saúde da população local.