COMBATE AO SARAMPO 2019

Atenção pais e responsáveis de crianças.

Publicado em 21/09/2019
Por ASCOM

Diante da situação epidemiológica do Brasil, as crianças maiores 6 meses e menores de 1 ano devem tomar uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. POR FAVOR! compareça à sala de vacina de monte belo com o cartão da criança.

O que é sarampo ?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Quais são os sintomas do sarampo?
Febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso; em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
A vacina é contraindicada em gestantes, por favor, comunique o vacinador se for gestante ou se pretendente engravidar nos próximos 30 dias.
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
• Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra);
• Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano);
• Segunda dose: Aos 15 meses de idade;
• De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
• De 30 a 49 anos - Apenas uma dose;
• Profissionais de saúde- deve ter 2 doses;
• Acima de 50 anos para pessoas sem vacinação que vão viajar para locais de surto – uma dose.
Diversas vacinas são ofertadas gratuitamente pelo sus dentre elas a vacina tríplice viral – que protege contra o vírus do sarampo, caxumba e rubéola, procure a sala de vacina no centro de saúde endereço; RUA CEL JOÃO EVANGELISTA DOS ANJOS N 115ª CENTRO DE MONTE BELO-MG próximo a Câmara Municipal.

Acesse a página do facebook: Sala de vacinas de Monte Belo: