CRIAÇÃO DA MARCA "CAFÉS DA REGIÃO SUDOESTE DE MINAS" E O MUNICÍPIO DE MONTE BELO FAZ PARTE DO PROJETO

Publicado em 31/05/2023

A criação da marca "Cafés da Região Sudoeste de Minas" foi lançada na noite de ontem (30) pelo Sebrae e pela Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas. O lançamento da marca tem  o objetivo de valorizar a origem da produção de café nessa região.

A próxima etapa  é buscar o reconhecimento com um selo de qualidade.

No evento de lançamento, Claudio Donizete Pereira, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e Aline Mariane da Sala Mineira do Empreendedor, estiveram presentes.

Além disso, membros da APCEMB (Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Monte Belo e Região) também participaram.

O Prefeito Kleber Boneli enfatizou a colaboração entre a associação e a Prefeitura Municipal como fundamental para fortalecer a produção de cafés especiais e promover o desenvolvimento sustentável do município e da região.

A região Sudoeste de Minas é responsável por cerca de 10% de toda a produção de café do estado, o que equivale a aproximadamente 3 a 4 milhões de sacas. A associação abrange 21 municípios que possuem 56 produtores ativos na cafeicultura mineira.

Para a criação da marca, a primeira iniciativa foi realizar um diagnóstico de avaliação do potencial de Indicação Geográfica (IG), um instrumento que assegura a exclusividade do uso do nome pelos produtores e empresas do território. As IGs identificam um produto pela sua origem, agregam valor e ampliam o acesso a mercados específicos.

Os 21 municípios que fazem parte da região Sudoeste de Minas e estão incluídos nessa marca são: Arceburgo, Alpinópolis, Alterosa, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Conceição de Aparecida, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

Com a criação da marca e o reconhecimento por meio de um selo de qualidade, os produtores de café da região Sudoeste de Minas buscam destacar a excelência de seus produtos e fortalecer a imagem do café produzido nessa região, agregando valor e abrindo portas para mercados específicos.