Cuidados com a Dengue

Em 10/01/2012 - Cuidados com a Dengue

O que é a Dengue?

A Dengue é uma doença originária da África, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em água limpa e parada, com maior frequencia no verão. Hoje, a dengue está presente em praticamente todo o território nacional. O mosquito tem o hábito de picar durante o dia e é também o responsável pela transmissão da febre amarela.

Como é o Mosquito Transmissor?

Ele é parecido com um pernilongo comum. Entretanto, é menor e mais escuro. Possui listras brancas no corpo e nas pernas em fundo escuro.

Quais os sintomas da doença?

As manifestações clinicas são dores musculares e nas juntas, dor nos olhos, dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite.

Como tratar?

A pessoa com os sintomas da doença deve consultar imediatamente um médico ou procurar o posto de saúde para obter orientação médica. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor. O paciente com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido. É importante não usar remédios à base de ácido acetilsalicílico, como Aspirina e AAS.

A Dengue pode levar à morte?

Existe um tipo de dengue, chamada hemorrágica, que é o tipo mais grave da doença e pode até matar. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que quando acaba a febre, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdome e intercala momentos de sonolência e agitação.

Como se prevenir?

Como em muitos casos, o melhor remédio da dengue é a prevenção. Abaixo segue dicas de como se prevenir.

Cuidados com a dengue - Prefeitura de Monte Belo MG