Dia do Educador Sanitário é celebrado anualmente em 11 de junho

Publicado em 11/06/2021

O Dia do Educador Sanitário é celebrado anualmente em 11 de junho.

Esta data homenageia a atividade do profissional que investiga, alerta e orienta a população sobre os cuidados higiênicos e sanitários adequados para evitar problemas de saúde.

Um educador sanitário qualificado deve ser formado e dominar duas zonas distintas: a nível humano e a nível profissional.

Além de ter todos os conhecimentos sobre a realidade da saúde de determinada área em que atua, o educador sanitário também deve desempenhar o seu trabalho baseado nos valores humanos, mantendo um equilíbrio psicológico e emocional.

Como forma de comemoração, nesta data são reforçadas as atividades de conscientização civil e governamental sobre todos os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação de doenças.

A educação sanitária passa desde os cuidados higiênicos com o corpo e o ambiente em que habita, até a preservação do ecossistema local.

O primeiro curso para a formação do Educador Sanitário foi oferecido pela Universidade de São Paulo, em 1920. Entretanto, com a abertura das faculdades de enfermagem, houve uma diminuição pela procura desta carreira.

Atualmente, o foco da educação sanitária está voltado para a educação em saúde.

FONTE: CALENDARR.COM