ESTUDOS SOBRE O USO DA BICICLETA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MONTE BELO E JURUAIA SÃO ACEITOS EM 3 CONGRESSOS CIENTÍFICOS

Publicado em 22/12/2021

Três relatos de experiência sobre o projeto “Pedalando na Educação Física Escolar – O percurso da Escola para a Sociedade”, foram aceitos para apresentação e exposição em 3 importantes congressos científicos da área da Educação e Educação Física.

A primeira aprovação aconteceu em agosto de 2021 no qual o trabalho foi apresentado no I Congresso Iberoamericano de Tecnologia e Mídias na Educação Física.

Já a segunda aprovação aconteceu para o 22º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do 9º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) – um dos eventos mais importantes na área de Educação Física no Brasil. A apresentação do estudo ocorreu no dia 13 de dezembro de 2021, durante a edição online do evento para os congressistas.

A terceira validação do estudo sobre a intervenção na escola aconteceu em novembro de 2021 para o ENALIC – 8º Encontro Nacional das Licenciaturas / 7º Seminário do PIBID / 2º Seminário do Residência Pedagógica. A exposição do trabalho aconteceu durante o evento online no mês de dezembro.  Em breve, os trabalhos estarão disponíveis para consulta nos anais.

O projeto trata-se da construção de um material pedagógico digital a partir do uso da bicicleta durante as aulas remotas de Educação Física. O trabalho foi feito em uma ação colaborativa com bolsistas do PIBID do Curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – campus Muzambinho, professores de Educação Física, de apoio e das secretariais municipais de Monte Belo – MG e Juruaia - MG. Os estudos aprovados trazem o impacto positivo da intervenção nas escolas e resultados promissores para sua continuidade.

Ao todo, mais de 630 crianças do 1º ao 5º do ensino fundamental nível 1 das escolas públicas dos dois municípios foram contempladas com o material e participaram das aulas remotas no 1º semestre deste ano. Além disso, 4 professores de Educação Física de Monte Belo e 2 professoras de apoio participaram de uma oficina de formação para colaborar na intervenção nas escolas.

A iniciativa para a elaboração da proposta partiu dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Educação Física do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, os autores são: Maria Eduarda Franco Silva, Isabela Lambardozzi Garcia, Miryan Isis Miranda, Alex Vitor de Assis, Luiz Felipe Silva, Iago Oliveira Garroni de Souza e dos professores Fagner José Passos e Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão.