Ir paa conteúdo

NOVA BOMBA MOTORIZADA COSTAL DE BORRIFAÇÃO DE INSETICIDAS PARA O COMBATE A DENGUE


Em 26/10/2022 - NOVA BOMBA MOTORIZADA COSTAL DE BORRIFAÇÃO DE INSETICIDAS PARA O COMBATE A DENGUE

Como ação estratégica para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Monte Belo, por intermédio da Vigilância em Saúde, esteve em Alfenas na última terça-feira (25), para receber uma nova bomba motorizada costal de borrifação de inseticidas para ajudar em ações no Controle do Mosquito Aedes aegypti. Agora o município possui duas bombas para melhor atender a demanda de casos que vierem a surgir. Vale lembrar que o fumacê só é feito mediante notificação médica!

EXPLICANDO COMO FUNCIONA O FUMACÊ

Um dos métodos para o combate ao mosquito da dengue é o fumacê, que é um inseticida que age no ar matando os mosquitos. Em Monte Belo, em alguns bairros já foram feitos esse trabalho.

Mas a aplicação não é tão simples assim. A Vigilância em Saúde tem que ser avisada por meio de uma notificação que um paciente está com sintomas da dengue ou mesmo ser avisada através de um exame positivo da doença. Em posse dessa notificação, os Agentes de Combate as Endemias vão até a casa do paciente para iniciar os trabalhos de nebulização. O trabalho começa a ser feito, com os Agentes avisando os moradores que naquele quarteirão há um caso suspeito e ou confirmado de Dengue, pedindo permissão ao morador para passar o inseticida no seu quintal, dando algumas orientações como abrir as janelas e recolher as roupas do varal. Depois de todos os moradores avisados, começa a aplicação. É importante ressaltar, que o paciente que está com os sintomas ou já tenha a confirmação da doença, que não saia de casa, pois ela fica transmitindo a doença por sete dias, por isso que se faz o bloqueio (fumacê), para que o mosquito que está com o sangue contaminado do paciente não chegue na casa do vizinho e transmita para ele também.

APLICAÇÃO DO FUMAÇÊ

Todos os dias recebemos diversos pedidos para aplicação do fumaçê, então hoje explicaremos como e porque ele é feito.

Se o paciente com dengue durante 7 dias dos seus primeiros sintomas for picado pelo mosquito Aedes aegypti, o mosquito se contaminara e irá infectar os moradores vizinhos.

Por esse motivo o fumaçe é feito, para tentar conter a transmissão do vírus, eliminando os mosquitos perto doente.

Só podemos usar o Fumaçê quando a circulação de vírus.

Como o fumaçê é feito?

Primeiramente identificamos onde está morando o paciente com dengue, então traçamos um raio de 300 metros em torno do doente e só então o inseticida é aplicado na rua, no quintal das casas, porões e garagens.

É importante que durante a aplicação os moradores mantenham as janelas abertas, pois assim o mosquito será desalojado de dentro das casas passará na nuvem de inseticida e será eliminado.

Muitos nos perguntam porque não está passando o fumaçê perto da minha casa?

O inseticida aplicado é de uso controlado e assim que definimos um raio de aplicação não podemos nos desviar dele, pois se fizermos a aplicação de modo indiscriminado e irresponsável estaremos contribuindo para uma degradação ambiental.

Isso acontece porque na aplicação do fumaçê eliminamos também predadores naturais dos ovos, larvas e dos mosquitos.

Quando vocês virem a aplicando o fumaçê perto de suas casas não fiquem contentes.

Fiquem tristes, fiquem preocupados, porque isso significa que há circulação do vírus, que há pessoas doentes pode haver pessoas morrendo e de repente o mosquito que está causando tudo isso pode estar dentro de sua casa.

E você pode ser a próxima vítima e isso não é nada bom!

Por isso os agentes de endemias pedem a população que nos ajudem na batalha.

Olhe sua casa olhe seu quintal veja se não há nada acumulando água parada, cuidado onde joga seu lixo.

Vamos fazer a diferença, essa luta é de todos!