NOVEMBRO AZUL - CAMPANHA IMPORTANTE PARA CONSCIENTIZAR OS HOMENS SOBRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Publicado em 01/11/2023

O Novembro Azul é uma campanha importante para conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, mas é curável quando detectado precocemente.

O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve na próstata, uma glândula que fica na parte inferior da bexiga e produz um líquido que faz parte do sêmen. Na maioria dos casos, a doença se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas. Quando os sintomas começam a aparecer, é sinal de que o tumor já está em fase avançada, o que dificulta a cura.

Os principais sintomas do câncer de próstata são:

. Dificuldade para urinar

. Dor ao urinar

. Hematúria (sangue na urina)

. Dor óssea

. Disfunção erétil

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata é manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos e controle do peso.

A recomendação é que todos os homens a partir dos 50 anos façam o exame de toque retal anualmente. A partir dos 45 anos, homens com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar os exames mais cedo.

O Novembro Azul é uma oportunidade para os homens conversarem sobre o câncer de próstata e sobre a importância do diagnóstico precoce. É importante quebrar o tabu sobre essa doença e conscientizar os homens sobre a necessidade de se cuidarem.

PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO NA SUA UNIDADE DE SAÚDE DE REFERÊNCIA.

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!