Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG
Bem vindo(a) ao site oficial de Monte Belo

PARACICLISTA TIAGO SILVA INICIA TREINAMENTO COM APOIO DA PREFEITURA DE MONTE BELO

Acompanhe os detalhes...

Publicado em 20/01/2023
Por SECOM

O paraciclista Tiago Aparecido Silva, 37 anos, começou neste mês de janeiro de 2023 o planejamento de treinos referente a modalidade de paraciclismo, um esporte derivado do ciclismo, porém destinado as pessoas com deficiência.

Tiago é natural de Monte Belo-MG, formado em Ciência da Computação e técnico em informática. Em 2005, durante o trabalho, ele sofreu um acidente e perdeu os movimentos das pernas. Em 2017, ao receber incentivo do amigo Thiago Cardoso, decidiu praticar exercícios físicos até conhecer o paraciclismo e se apaixonar pelo esporte.

Na sua handbike, que é uma espécie de triciclo pedalado com as mãos, Tiago encontrou uma possibilidade de buscar mais qualidade de vida através do esporte, além claro, de conseguir competir em sua modalidade, um objetivo do atleta.

A partir deste ano de 2023, Tiago terá o apoio da Prefeitura Municipal de Monte Belo que irá garantir treinamento específico com orientação do Professor de Educação Física Fagner José Passos, que é especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência e também é treinador de Paraciclismo pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), através do Instituto de Educação do Ciclismo Brasileiro.

O professor Fagner destacou a importância do planejamento, do objetivo do atleta e da busca por parcerias. “O Tiago já vinha participando das ações esportivas do município nos últimos anos, inclusive já participou de projetos pedagógicos e sociais que destacavam o uso da bicicleta na sociedade, entretanto oferecer orientação que corresponde a especificidade do atleta é essencial para garantir não apenas a melhoria do seu desempenho, mas de buscar mais qualidade de vida e de um objetivo principal, que é competir em eventos oficiais da modalidade, para isso precisamos planejar e organizar cada progressão, a prefeitura se torna importante para garantir este apoio, mas também precisamos de parcerias privadas que possam patrocinar o atleta para tornar nosso objetivo cada vez mais próximo”, completou.

Além das avaliações físicas e testes técnicos, Tiago também receberá monitoria em treinamento de musculação e suporte para participar de competições.