Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG
Bem vindo(a) ao site oficial de Monte Belo

PROGRAMA VIGIAGUA DO MUNICÍPIO DE MONTE BELO

Acompanhe os detalhes...

Publicado em 22/03/2023
Por SECOM

A importância da água para a nossa saúde é um fato, amplamente divulgado pelos especialistas e veículos de comunicação, de maneira geral. O que talvez, grande parte da população não saiba é que existe um trabalho constante na Secretaria Municipal de Saúde, para monitorar a qualidade da água consumida em Monte Belo. O padrão de potabilidade de água preconizado pelo Ministério da Saúde elenca parâmetros físicos, químicos e biológicos que devem ser obedecidos.

O trabalho faz parte do Vigiagua – Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. Estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha o papel de garantir a qualidade e a segurança da água para consumo humano no Brasil, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.

O Vigiagua exerce vigilância e fiscalização sob o trabalho da concessionária responsável pelo fornecimento de água no município, no caso de Monte Belo, COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Dentre as funções, está a de cobrar da empresa concessionária o fornecimento de laudos periódicos das análises da água de todos os parâmetros estabelecidos.

A partir de 2023 Município de Monte Belo, passou a fazer, mensalmente, coletas e também as analises no próprio município pala Vigilância Sanitária Municipal. Após a coleta, o material é levado para o laboratório do Programa, que fica na Secretaria Municipal de Saúde. Entre os itens analisados, a avaliação verifica a presença de coliformes total ou fecal, os níveis de cloro e a turbidez da água. As amostras são coletadas pelos Fiscais Sanitários Paulo Tadeu Rodrigues e Elias Lopes Dias tendo como responsável Técnico o veterinário Junior Henrique de Oliveira.