PROJETO QUE INCENTIVA A PRÁTICA DO XADREZ NA EDUCAÇÃO FÍSICA É ENCERRADO COM CAMPEONATO NA ESCOLA

Publicado em 22/05/2023

A prática do xadrez foi um conteúdo desenvolvido durante 2 meses nas aulas de Educação Física com a orientação do professor Rodolfo Humberto Calore Neto na Escola Municipal Coronel João Evangelista dos Anjos em Monte Belo – MG.

Durante as aulas, os alunos do 4º e 5º ano foram instigados a aprenderem sobre a contextualização do xadrez, sua história, o tabuleiro, as peças suas movimentações e capturas, regras, movimentos especiais e a vivências do jogo.

Como ação para concluir o trabalho, o professor Rodolfo realizou uma seletiva com os 180 alunos, onde os 40 melhores conquistaram vaga para disputar o 5º Campeonato de Xadrez da Escola Municipal Coronel João Evangelista dos Anjos. O evento aconteceu entre os dias 15 e 19 de maio de 2023 nas dependências da escola.

Os resultados foram:

8º Lugar: Samuel Brito – 5ºB

9º Lugar: Sarah Rodrigues– 5ºC

10º - Lugar: Mateus Meira – 5ºA

Os destaques do campeonato receberam medalhas e certificados, os três primeiros ganharam também troféus, brindes e prêmios em dinheiro. A premiação contou com a presença do Prefeito Municipal, Kleber Antonio Ferreira Boneli, a Secretária de Educação, Marcileia Aparecida Batista, da diretora escolar, Eluza Maria de Almeida Oliveira, chefe da divisão de esporte e lazer, Dener Ribeiro dos Santos, e os vereadores, Silvano de Paula Ferreira e Rosária Aparecida Souza.

O 5º Campeonato de Xadrez da Escola Municipal Coronel João Evangelista dos Anjos foi apoiado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Conselho de Esportes e Câmara Municipal de Monte Belo.

Como projeto de extensão, é oferecido pela Prefeitura o projeto “Jogada Certa” na qual os interessados em continuar com a prática do xadrez dão continuidade a prática e ampliam as vivências. As aulas são realizadas nos dias de terça e quinta das 17:30 às 19:00 também sobre responsabilidade do professor Rodolfo.