PROJETO SER MÃE

Publicado em 13/05/2022

A Secretaria de Saúde realizou no dia 13/05/2022 na Estratégia Saúde da Família Santa Rita a entrega de kits de enxoval de bebês às gestantes que participaram da 1ª etapa do “Projeto Ser Mãe”.

Através do Projeto Ser Mãe, as equipes das Unidades de Saúde em conjunto com a equipe multiprofissional da Atenção Básica Municipal realizam o acompanhamento das gestantes que residem em suas áreas de abrangência, organizando assim, pontos de atenção estratégicos para melhor acolher suas necessidades, inclusive proporcionando um acompanhamento longitudinal e continuado, durante toda a sua gravidez.

Às gestantes assistidas pelo Projeto são ofertados os seguintes atendimentos:

- Diagnostico e cadastramento das gestantes na ESF;

- Organização da assistência pré-natal dentro da Atenção Básica (planejamento familiar e perfil de gestantes);

- Acompanhamento nutricional para gestantes em gravidez de alto risco, com acompanhamento e monitoramento de obesidade, hipertensão arterial e diabetes, onde será estimulada a adoção de hábitos saudáveis para prevenir e controlas doenças na gestação.

- Encaminhamento para atendimento especializado no Centro de Saúde Municipal (integração ESF e UBS) e em casos necessários ao Departamento Social Municipal.

- Ações de vigilância educação em saúde individual e familiar, visitas domiciliares;, Acompanhamento puérpero e Assistência integral ao recém-nascido.

- Ao final da gestação as mães participantes do programa que realizarem todos as etapas do Projeto receberão 01 (um) kit compostos por bolsa, banheira, meias , sapatinhos de lã, toalha de banho, roupinhas de bebê, entre outros.

Dentro do trabalho educativo deverão ser abordados os seguintes temas e assuntos:

- Importância do pré-natal; - Sexualidade; - Orientação higieno-dietética; - Desenvolvimento da gestação; - Modificações corporais e emocionais;- Sinais e sintomas do parto; - Importância do planejamento familiar; - Informação acerca dos benefícios legais a que a mão tem direito; - Impacto e agravos das condições de trabalho sobre a gestação, parto e puerpério; - Importância da participação do pai durante a gestação; - Importância do vínculo pai-filho para o desenvolvimento saudável da criança; - Aleitamento materno; - Preparo psicológico para as mulheres que tem contra-indicação para o aleitamento materno (portadoras de HIV e cardiopatia grave); - Importância das consultas puerperais; - Cuidados com o recém-nascido; - Importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e das medidas preventivas (vacinação, higiene e saneamento do meio ambiente); Outros temas e assuntos pertinentes.

O evento de entrega dos kits às gestantes contou com a presença de mães e gestantes participantes do Projeto, com a Secretária de Saúde, Coordenador da Atenção Básica, Enfermeiro da ESF Santa Rita, Nutricionista, Assistente Social e Fisoterapeutas.

Lembramos que as Gestantes que tenham interesse em participar do Projeto Ser Mãe devem procurar a Assistente Social Cristina na Secretaria de Saúde para se cadastrar no Projeto.