REUNIÃO PARA APRESENTAR O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Publicado em 01/06/2023

No dia 19 de maio foi realizada uma reunião para apresentar o Programa de Desenvolvimento Territorial na sede da Prefeitura. Esse programa é uma parceria entre o município e o SEBRAE, contando com a participação das principais lideranças locais. O objetivo principal é desenvolver um Plano de Desenvolvimento Econômico que englobe um conjunto de ações de curto e médio prazo, visando a geração, atração e retenção de riquezas no território.

Após várias reuniões, foi criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE). Esse conselho será responsável por impulsionar o Programa de Desenvolvimento Econômico Local, atuando diretamente no apoio às cinco dimensões estratégicas: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o desenvolvimento, Organização do Sistema Produtivo Local e Inserção Competitiva.

O Programa tem como objetivo oferecer assessoria e acompanhamento ao município por meio do SEBRAE. Isso inclui a implementação de estratégias e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e para a melhoria do ambiente de negócios local. Além disso, busca estabelecer e fortalecer um relacionamento contínuo com os empreendedores locais, como empresas e entidades ligadas ao desenvolvimento econômico, com o intuito de melhorar a geração de riqueza, renda, trabalho e emprego.

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o SEBRAE (por meio da Sala Mineira do Empreendedor), associações, empresas locais, lideranças e a sociedade civil.