SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA SOBRE RISCOS DE ESCORPIÃO NO JD. CARMEM

Publicado em 13/01/2023

Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura de Monte Belo, por meio da Secretaria de Saúde e da equipe de Zoonoses, estiveram no bairro Jardim Carmem, orientando a população local em relação à presença de escorpiões.

O objetivo da ação foi conversar com moradores diante do aumento de visualizações de escorpião nessa região.

Durante as visitas, os agentes explicaram para os moradores sobre: cuidados, prevenção e como agir em caso de picadas em seres humanos.

As ações dos agentes serão estendidas por toda a cidade.

Método de Controle de Escorpiões

Escorpiões são avistados, encontrados e comunicados à Vigilância Epidemiológica do município, o ano inteiro. No entanto, no período de reprodução a Vigilância recebe mais notificações sobre suas aparições, sendo a época em que aumentam significativamente os casos de pessoas picadas por escorpiões.

Os escorpiões são animais encontrados principalmente em regiões tropicais e subtropicais, vivendo embaixo de rochas, escondidos em materiais orgânicos ou em decomposição, presente na superfície do solo de matas, sob folhas, galhos, flores, frutos, sementes e dejetos de animais, além de buracos na terra. No Brasil, há cerca de 160 espécies.

A Vigilância em Saúde, tem feito, junto com sua equipe, uma verdadeira operação de guerra para combater a praga: as ações vão do atendimento às notificações, às palestras que tem ministrado em escolas e comércios da cidade além de orientações aos moradores, casa a casa e notificações para a limpeza de terrenos sujos. É muito importante que a população não só tome cuidado em relação à aparição dos escorpiões, como à imediata comunicação às autoridades no caso de detecção de algum animal. Também é de suma importância no caso de uma picada, procurar imediatamente o serviço público de saúde.

Busca Ativa e Prevenção

Na Busca ativa, a equipe de Agentes de Endemias irá monitorar áreas de risco, manipulando entulhos, material de construção, folhagens, etc. Ao mesmo tempo, os técnicos dão orientações sobre o problema e recomendam medidas preventivas. Os profissionais usam equipamentos de segurança (EPI).

O tratamento preventivo é a eliminação dos elementos que podem causar a atratividade do animal. Os escorpiões, são atraídos por 4 elementos básicos: água, alimento, acesso e abrigo. A falta destes aspectos dificulta a sobrevivência dos animais.

Saiba quais são os métodos indicados para o controle de escorpiões

A orientação é para que os moradores realizem limpeza de quintais, retirem acúmulo de madeiras, pedras, entulhos que são locais de acomodação dos mesmos. E em caso de picada, procurar a Saúde pública.

Cuidados com as áreas externas

• Mantenha limpos quintais e jardins, não acumule folhas secas ou lixo domiciliar.
  • Acondicione o lixo em sacos plásticos ou outros recipientes fechados e entregue para o serviço de coleta.
  • Elimine baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados, eles são fontes de alimento para os escorpiões.
  • Evite entulhos de obras.
  • Preserve os inimigos naturais do escorpião (eles se matam os escorpiões): aves, pequenos macacos, quatis, lagartos, sapos e gansos (as galinhas não são agentes controladores eficazes dos escorpiões, pois possuem hábitos diurnos enquanto os escorpiões, noturnos).
  • Evite queimadas em terrenos baldios para evitar o desalojamento.
  • Remova folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros.
  • Mantenha fossas sépticas bem vedadas.
  • Reboque as paredes e muros, eliminando vãos ou frestas.

Cuidados dentro de casa

• Vede soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha.
  • Repare rodapés soltos.
  • Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
  • Use telas nas aberturas de ventilação de porões.
  • Mantenha berços e camas afastados, no mínimo 10 centímetros das paredes.
  • Evite que mosquiteiros e roupa de cama permaneçam em contato com o chão
  • Mantenha todos os pontos de energia e telefone vedados.
  • Em locais com muita vegetação, feche as portas e janelas de casa ao entardecer.
  • Mantenha gavetas e armários fechados.
  • Examine roupas e calçados antes de usá-los, principalmente quando ficaram expostos ou espalhados pelo chão.

Qual é a cor do escorpião mais perigoso?