Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG
Bem vindo(a) ao site oficial de Monte Belo

Uma vida dedicada aos esportes e atividades físicas

.

Publicado em 15/08/2018
Por PREFEITURA

      Elza Helena Teixeira Reis: uma vida dedicada aos esportes e atividades físicas  

      O “Motivar” traz a história da Professora Elza Helena Teixeira Reis, muita conhecida no meio educacional por seus alunos,

mas que sua história é uma verdadeira forma de superação e vale a pena conhecer. 

 

      Elza, 52 anos, Professora de Educação Física, filha de Lázaro Teixeira e Maria Cândida Teixeira, casada com Geraldo Adalberto Reis, mãe de Guilherme Augusto, 27 anos e Gabriela, 25 anos.

      Elza destaca que sua relação com Monte Belo é de extremo amor e carinho, “Sou nascida e criada aqui. Trabalhei na rede municipal de ensino por 31 anos e na rede estadual por 28 anos.  Acho que nasci praticando esportes, minha vida sempre foi regada de muita atividade física. Já joguei futebol de campo, handebol, voleibol e até basquete, ” lembrou.

      A professora conta suas primeiras experiências na área e as participações da cidade em competições regionais. “Enquanto treinadora na Praça de Esportes Valdevino de Souza levei Monte Belo no primeiro JIMI (Jogos do Interior de Minas), no primeiro JOJUNINHO (Jogos da Juventude), e também, enquanto professora de Educação Física na Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves participamos do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais).  Como atleta, joguei por vários anos handebol e voleibol, levando o nome do município por várias cidades mineiras: Uberaba, Uberlândia, Lavras, Poços de Caldas, Campestre e todas as cidades da região.  Participei de várias edições da JAMOG (Jogos Abertos da Amog) no voleibol, handebol, basquete, peteca, vôlei de areia e atletismo”, recordou.  

       Elza lembrou também que nunca foi fácil conciliar tudo, mas sempre acreditou no esporte, e o melhor, nunca desistiu. “Recordo das muitas dificuldades que eu tinha, filhos pequenos, conciliar trabalho, quadra descoberta, chuva, falta de material esportivo, motivos estes, que nunca me fizeram desistir de praticar atividades físicas”. 

       Hoje a professora Elza curti a sua merecida aposentadoria, mas quem pensou que ela ficaria somente em casa vendo TV, errou! Pelo contrário, após ficar parada por alguns anos viu acarretar problemas de saúde, então decidiu reviver todo o seu amor pelo esporte. “Agora eu fui para a academia, pratico Pilates, Muay Thai e comecei a correr, corro 5 KM 5 vezes por semana, o que me fez novamente representar nossa cidade na JAMOG (2017) no percurso de 7 KM, aqui em Monte Belo, no projeto ¨Retomada do Esporte”.  

       Claro que toda essa vida dedicada ao esporte traz consigo muito aprendizado e Elza sabe, melhor que todos, que o esporte é capaz de trazer felicidade. “Foi através dele que venci barreiras, dores, sedentarismo, sobrepeso, e também a respeitar o meu e o tempo do outro, aprendi também que esporte é vida, saúde, autoestima elevada, alimentação saudável, gratidão, enfim, é felicidade, o meu maior aprendizado no esporte”, conclui.  

       Para finalizar, Elza deixa uma mensagem de motivação. “Para os que não praticam atividade física, acredite e vá atrás dos seus sonhos. A única pessoa que pode te fazer desistir ou lutar, é você mesmo! Portanto seja feliz, pratique atividade física”.

Esporte, pratique! 
________

      “Motivar” a série de publicações com histórias de montebelenses que encontraram no esporte um novo estilo de vida. 

Uma iniciativa do professor de Educação Física, Fagner José Passos com o apoio da Prefeitura Municipal de Monte Belo, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Conselho Municipal de Esportes.