VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA: 510 ANIMAIS JÁ FORAM VACINADOS CONTRA A RAIVA

Publicado em 20/09/2021

A Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada entre os dias 13 e 17 de setembro, segue imunizando animais durante a semana na Zona Rural. O objetivo da ação é protegê-los principalmente por serem domésticos - como o cão e o gato - e possíveis transmissores da Raiva.

Até o momento foram vacinados 418 cães e 92 gatos. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é imunizar pelo menos 80% dos animais.

No município de Monte Belo não há relatos de Raiva, mas o risco sempre existe, uma vez que morcegos infectados  são os responsáveis pela transmissão da doença, por isso a importância da vacinação, que protege o animal e os seres humanos.

A Raiva pode ser transmitida do animal para o humano quando há o contato com a saliva do mesmo se infectado, ou em casos mais graves, com uma mordida. Para controlar a situação, todo ano é realizada a vacinação de forma gratuita a população.

Quem não conseguiu vacinar seu cão ou gato das áreas rurais atendidas, pode se informar de como fazê-lo através da Vigilância Sanitária localizada na Rua 15 de novembro, nº 834 – Centro. Demais orientações podem ser obtidas através do telefone 3573 1600.