A Vigilância em Saúde e a Vigilância Epidemiológica Alertam sobre

.

Publicado em 11/07/2018
Por PREFEITURA

Informe Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica  da Prefeitura Municipal de Monte Belo

Surtos de Sarampo no BRASIL e no MUNDO

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países do continente europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.
Até o presente momento, o Estado de Minas Gerais não apresenta nenhum caso confirmado laboratorialmente, no entanto, no Brasil, o número de doentes vem aumentando a cada semana, de forma com que o vírus se dissemine rapidamente pelos Estados Brasileiros. Além dos estados de Roraima e Amazonas, o Brasil também possui casos confirmados nos estados de São Paulo e  Rio Grande do Sul.
A circulação viral deve ser interrompida, a fim de eliminar a doença, isto somente é possível através da garantia de 95% da COBERTURA VACINAL populacional do Estado.

A CONSCIÊNCIA DESTA GRAVE SITUAÇÃO E COLABORAÇÃO DE VOCÊS NESTE PROCESSO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
VACINA TRÍPLICE VIRAL – Contra SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA

INDICADA:
Crianças a partir de 1 ano de idade.
Homens e mulheres até 49 anos de idade.