Prefeitura Municipal de Monte Belo - MG
Bem vindo(a) ao site oficial de Monte Belo

Conselho Tutelar de Monte Belo

O Conselho Tutelar é um órgão municipal destinado a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).

É composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem sobre qual a melhor medida de proteção para seus tutelados. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos e residir no município, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro.

Aos Conselhos tutelares cabe atender as crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos, podendo para isso requisitar serviços públicos.

Contato

Responsável: Maria de Fatima Miranda
Endereço: Rua Sete de Maio, 588
Fone: (35) 3573-1270
Horário funcionamento: 08:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00
E-mail: conselhotutelar@montebelo.mg.gov.br

Publicações