ATENÇÃO POPULAÇÃO MONTEBELENSE - TODOS CONTRA A DENGUE

Publicado em 22/11/2023

O início do período chuvoso vem acompanhado com o aumento dos casos de dengue, em virtude de ambiente propício para o desenvolvimento do agente transmissor, o Aedes aegypti, inseto popularmente conhecido como mosquito da dengue, o transmissor do vírus causador de doenças como a dengue, Zica e Chikungunya.

Temos até o momento em nosso município 130 casos de Dengue notificados, um número expressivo, haja vista que estamos apenas no início do período chuvoso.

O doente infectado pode apresentar desde sintomas leves como febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, dor abdominal intensa, vômitos, sangramentos, podendo evoluir para dengue hemorrágica, quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode levar a morte.

A Vigilância em Saúde do Município tem intensificado suas ações com o propósito de conter a disseminação destas enfermidades, mas ainda assim precisamos da população como aliada neste combate. A comunidade tem um papel fundamental neste processo, sendo suas ações de suma importância.

A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada em vasos, plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem manutenção, dentre outros reservatórios de água que podem tornar-se possíveis criadouros deste inseto.

São ações simples de serem executadas, mas que podem evitar transtornos e salvar vidas. Atentando para estes cuidados você pode dar um passo a mais para proteger sua casa, sua família e seus vizinhos.