CONTROLE POPULACIONAL DE MORCEGOS HEMATÓFAGOS EM MONTE BELO

Publicado em 24/07/2023

A vigilância em saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, divulga o controle populacional de morcegos hematófagos (morcegos que se alimentam de sangue) nos bairros rurais onde foi confirmado um caso de raiva bovina. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) é responsável por realizar esse controle populacional.

É importante que todos os produtores rurais estejam alertas para a presença de possíveis ninhos de morcegos hematófagos em locais como casas abandonadas, cisternas abandonadas, tocas ou buracos. Ao identificar a presença desses morcegos, é essencial que os produtores rurais comuniquem imediatamente o IMA de Alterosa (35–3294 1503) para que seja realizada a captura dos morcegos.

O controle da população de morcegos hematófagos é fundamental para prevenir a disseminação da raiva bovina, uma doença viral grave que pode afetar o gado e outros animais, além de representar riscos à saúde humana.