INFORMATIVO FUMACÊ

Publicado em 07/12/2023

INFORMATIVO FUMACÊ

As operações de bloqueio, conhecidos pela população, como "FUMACÊ" é um procedimento feito pelos agentes de zoonoses, onde o objetivo é a eliminação imediata dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em torno da pessoa contaminada, pois a mesma, ao ser picada pelo mosquito não contaminado, transmite o vírus, e o contamina, aumentando o risco de outras pessoas que residem próximos a pessoa que já está com dengue, se contaminar.

Lembramos que o "FUMACÊ" só é realizado quando um médico envia para a vigilância epidemiologia, uma notificação, informando que há um caso. Portanto, não há necessidade da pessoa infectada entrar em contato com a vigilância, solicitando para que seja jogado o veneno, pois o mesmo tem uma série de critérios que são analisados, antes do bloqueio ser realizado.

Também vale lembrar, que, o fumacê não vai afetar em nada pessoa que já está doente, nem contribuir para a melhora do seu quadro hospitalar, pois o mesmo, mata os mosquitos da área. Outro ponto importante, é que, como qualquer veneno, quando aplicado em excesso, causa resistência no vetor, perdendo assim o efeito. Por isso, quando há várias pessoas adoecidas na mesma região, não é feito o fumacê individualmente para cada pessoa que for notificada. Além de ter um prazo mínimo para a reaplicação do veneno.

Por fim, ressaltamos que o veneno utilizado causa a eliminação dos mosquitos que estão no local apenas na hora da aplicação. E cabe ao morador cuidar das suas residências, eliminando possíveis criadouros, evitando a proliferação dos mosquitos.

Tendo em vista que os agentes fazem o tratamento uma vez a cada dois meses em Monte Belo, e seus distritos Juréia e Santa Cruz. Enquanto os mosquitos se desenvolve da larva até a fase adulta em apenas 10 dias, portanto cabe ao morador realizar a limpeza das residências.